Home Sorocaba

Carlos Alberto Santos Almeida

Mais informações e atualizações no Facebook do RCS Norte

HISTÓRIA DO CLUBE

O Rotary Club  Sorocaba Norte foi fundado em 30/10/1968. É um dos mais antigos e atuantes do distrito, nestes 50 anos foram muitas as realizações para a comunidade de sorocaba e região. Atualmente nosso clube conta com mais de 50 sócios.

Fundadores do Clube: Adistão Marcon(professor), Aymoré Sanson(comercio de bebidas), Aggeu Matucci(material de construção), Alcides Campanini(taxista), Alberto Peter Hein(industriario),Altamir Gonçalves(diretor de ensino),Antonio Carlos Dorini(engenheiro mecanico),Antonio Claudio Rodrigues(engenheiro civil), Antonio Moreno Filho(loja de material de construção), Antonio Victoria(cerealista), Carlos Nicolino Morales(Carlito)(panificação e posto de gasolina), Constante Elia(marchante), Elias Maluf(medico), Farail Antonio Mathilde(Madeireiro), Hermete Campanini (industria de macarrão)i, Jair Bellucci(incorporador de imóveis)(presidente) ,José Eliezer Teixeira de Arruda(advogado),José Maria Hidalgo(ceramica de Fabricação) José Moron Fernandes(armazem no varejo), José Tosi(contador), Josef uebelhart(cimento fabricação), Manoel Julio(pavimentação asfaltica), Paulo Correa de Arruda(dentista), Romeu Bergamo(construtor), Rubens Costa(serralheiro), Sergio Vieira Holtz(r.federal fiscalização), Segismudo Schedlin Ozarlinski(industriario), Victório Blait(comércio de vime), Vicente Brançam Netto(revenda de madeira) e Vicente Miranda(lojista).

CONSELHO DIRETOR 1968/1969

Presidente  Jair Bellucci

Vice Presidente  Elias Maluf

1º Secretário  José Tosi

2º Secretário  Adistão Marcon

1º Tesoureiro  José Moron Fernandes

2º Tesoureiro  Antonio Moreno Filho

Diretor de Protocolo   Sergio Vieira Holtz

Diretores sem Pasta  José Maria Hidalgo, José Eliezer Teixeira de Arruda, Segismundo Schedlin Ozarlinski

Presidente indicado 1969/1979  Elias Maluf

Presidente Indicado 1970/1971  José Eliezer Teixeira de Arruda

Governador do Distrito 461  Maximiliano Ferber (Rotary Club de São Paulo Ipiranga)

Presidente de Rotary Internacional  George Kiyosshi Togasaki (RC Toquio -Japão)

Clube Padrinho Rotary Club de sorocaba

Coordenadores para fundar o Rotary Clube de Sorocaba Norte, do Clube Padrinho - Ernesto Reis Rodrigues(Governador) e Joaquim José Batista Ferreira(Quinzé).

HISTÓRIA DA  FUNDAÇÃO

Sorocaba contava com uma população de 185 mil habitantes na zona urbana e 19 mil na zona rural,  possuia 33701 residencias e 58 predios com tres pavimentos e 18 com  oito pavimentos, 3654 automóveis particulares, 1735 caminhões.23 autos de aluguel e 438 motocicletas, tres faculdades (Direto,Filosofia e Medicina).

Nesse cenário foi fundado o terceiro clube rotário de Sorocaba(Rotary Clube de Sorocaba Norte) em 30 de outubro de 1968.

Tudo começou numa manhã do mês de julho de 1968, quando os companheiros do RC de Sorocaba Ernesto Reis Rodrigues e Joaquim José Batista(Quinzé) , procuraram o companheiro Carlos Nicolino Morales(Carlito) em seu comércio e propuseram ao mesmo a fundação de um novo clube na cidade o terceiro. O Carlito pediu que entrassem em contato com o companheiro Jair Belluci que era mais jovem e conhecia muitos profissionais do Alem Linha,ele também tinha um pouco de conhecimento de Rotary ,pois seu com cunhado era rotariano de Boituva e o Jair havia ido em varias reuniões do Rotary naquela cidade.. O Carlito , o Ernesto e o Qinzé dirigiram-se para a casa do Jair e lá conversaram muito e ficou decidido que à noite o Jair apresentaria 30 nomes da zona norte de Sorocaba , 27 foram aprovados.

Na sede da associação Comercial de Sorocaba Ernesto , Quinzé e o Presidente do Clube padrinho Antonio Bueno Cruz iniciaram a instrução rotária aos que aceitaram o convite para participar do Rotary Club Sorocaba Norte. Juntos aprenderam que o objetivo do Rotary era (e continua sendo) estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, ouviram sobre o fundador do Rotary Paul Harris e a estrutura de Rotary Internacional e atividades da fundação rotária. Congregados conheceram os passos da Prova Quadrupla, como companheiros adequaram o funcionamento do rotary Norte ao estatuto padrão de RI. Após reuniões sucessivas ,no mes de agosto como agremiação provisória, os novos companheiros pasaram a reunir-se na associação comercial e na associação beneficiente 25 de julho na rua hermelino matarazzo , alem linha , zona nortede sorocaba , já com estatuto , regimenbto interno e conselho diretor presidido pelo companheiro Bellucci. Apesar de todo esforço de Ernesto Reis Rodrigues o RI demorou a reconhecer o novo clube . A carta constitutiva foi datada de 30/10/1968 e a entrega deu-se em jantar solene festivo no restaurante  OK Grill atualmente  churrascaria boi na Brasa av São Paulo  pelo governador Maximiliano Ferber.

Sorocaba,20 de junho de 1993.

Jair Bellucci (fundador )

atualizada em 16 de janeiro de 2013

gestão 2012/2013

Presidente José Carlos Francisco(Mingo)

Jair Bellucci: Fundador e Primeiro Presidente

Presidente fundador do Rotary Clube Sorocaba Norte, Jair Bellucci possui vasta experiência e há 50 anos mantém ativa participação nas atividades do grupo.

Foi presidente do ano rotário 1993/1994, participou da 3ª Conferência Sul-Americana em Montevidéu (Uruguai), em 1969, da 88ª Convenção de Rotary Internacional, realizado na Escócia (Glasgow) em 1997 e ainda de conferências distritais em águas de Lindóia, Águas de São Pedro e Avaré.

Foi idealizador da primeira agenda rotária completa no distrito, além de arquivar a história do Rotary Club Sorocaba Norte desde a fundação em DVD, manuscrito e Internet.

O nobre companheiro recebeu Prêmio Distrital por serviços prestados à Fundação Rotária no Ano Rotário 1996-1997, foi eleito companheiro Paul Harris com duas Safiras e durante oito anos e em várias gestões foi premiado como companheiro 100%, um verdadeiro exemplo a ser seguido.